segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Kuarar na antiga cultura Egípcia

Neste final de semana fiz uma série de leituras  e assisti alguns vídeos sobre os antigos egípcios e seu culto ao Sol . Constatei que eles tinham uma verdadeira veneração ao Sol, o Deus RÁ.  Vi que o Kua Rá era uma prática levada bastante a sério com práticas iniciáticas realizadas principalmente nos solstícios e nos equinócios.

                                                         RÁ - Deus do Sol


Seus principais templos eram alinhados em conformidade com o nascimento do Sol e algumas estrelas, com a finalidade de captação energética.
No meio dos textos chamou-me especial atenção a Cruz Ansata, um dos mais  importantes símbolos da cultura egípcia. A Cruz Ansata consistia em um hieróglifo representando a regeneração , o renovar , renascer de um novo tempo, novo dia  e a vida eterna.


A idéia expressa em sua simbologia é a do círculo da vida sobre a superfície da matéria inerte. Existe também a interpretação que faz uma analogia de seu formato ao homem, onde o círculo representa sua cabeça, o eixo horizontal os braços e o vertical o resto do corpo
Também conhecida como: Cruz de Laço, Cruz Egípcia, Nó de Ísis, Cruz Ankh e Cruz Cóptica. - É um símbolo de união entre Deus e o homem, correspondendo ao Sopro da Vida, à Energia Vital e à Luz Astral. A Cruz Ansata simboliza o amor, a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento.

Era e ainda é usada como um poderoso protetor com esta evocação:

“Cruz poderosa, símbolo de Vida , Amor, Luz Astral, proteja-me sempre  livrando-me dos perigos, sendo meu escudo protetor, conservando-me a salvo a todas as horas da noite ou do dia”
Tem uma série de outros importantes síimbolos como o Olho de Horus. Horus, filho de Ísis e seu pai Osiris que era filho de Ra que foi governador de todo Egito.

Valeu a pena ler e conhecer um pouco da cultura dos Egípcios e sua ligação com a astrologia e em especial com o Sol . Penso em continuar minhas pesquisas e recomendo aos amigos, principalmente, aos  interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre captação de energia solar.

E numa junção com esta simbologia do antigo Egito tive a liberdade de criar uma nova logo para o nosso Kuarar, usando como base uma foto do nascer do Sol que fizemos a beira mar com a Cruz Ansata, que no fundo também representa um  despertar de luz e iluminação.



                                                     Nova  logo  Kuarar

Nenhum comentário:

Postar um comentário